quinta-feira, 5 de março de 2020

Conhecendo mais sobre o cabo coaxial




Com o avanço da tecnologia os cabos do tipo coaxial fizeram parte da história, sua primeira patente surgiu em 1880, feita pelo matemático inglês Oliver Heaviside, que procurava uma forma de transmissões telegráficas serem menos suscetíveis a interferência, e fazer com que os sinais fossem enviados e recebidos de uma forma mais clara.

O cabo coaxial consegue transmitir dados em até 10 Megabits por segundo (Mbps). Normalmente ele é usado pelos provedores de internet para conectar à rede local da casa com a internet, é aquele cabo branco e redondo que liga no seu roteador. O cabo coaxial é uma espécie de cabo condutor usado para transmissão de sinais, ele recebe esse nome por ser constituído de várias camadas concêntricas de condutores e isolantes, é basicamente formado por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante e ainda rodeado por uma blindagem metálica, por fora há ainda uma capa de proteção extra que geralmente é feita em material plástico flexível, como o PVC.

Existem dois tipos principais de cabos coaxiais. O Thinnet, também chamado de 10Base2 ou fino, é mais flexível e conta com apenas 0,63 de espessura e resistência de 50 ohms. Ele consegue transmitir 10 Mbps a uma frequência de 2 ghz em uma distância de aproximadamente 185 metros sem sofrer atenuação, normalmente é usado em antenas de televisão e em redes de computadores mais antigas.

O outro tipo de cabo coaxial é o Thicknet, 10Base5 ou grosso, é menos maleável já que conta com 1,25 cm de diâmetro, resistência de 75 ohms, esse tipo de cabo pode transportar dados em uma velocidade de até 10 Mbps a uma frequência de 10 ghz por até 500 metros, é menos comum de ser usado atualmente e está relacionado a backbones mais antigos.
*Pouca gente sabe, mas se não fosse pelo backbone, provavelmente não teríamos acesso à Internet em nossas casas, empresas, nos shoppings e outros ambientes. Backbone significa “espinha dorsal”, e é o termo utilizado para identificar a rede principal pela qual os dados de todos os clientes da Internet passam. É a espinha dorsal da Internet.
Esta rede também é a responsável por enviar e receber dados entre as cidades brasileiras ou para países de fora. Para que a velocidade de transmissão não seja lenta, o backbone utiliza o sistema “dividir para conquistar”, pois divide a grande espinha dorsal em várias redes menores.
                O Cabo coaxial tem muitas vantagens em relação ao cabo de par trançado, mas também tem algumas desvantagens, tem uma grande gama de frequências que permite transportar vários sinais, tornando-o ideal para o uso de muitas operadoras de televisão, que por possuir uma maior banda larga, permite o vídeo de alta definição, o cabo também pode ser usado para transportar sinais de rádio, conectar receptores, transmissores e antenas. A blindagem auxilia e diminui a perda de sinal e outras interferências, permitindo um cabo com maiores comprimentos entre amplificadores.

 Mas o cabo coaxial é mais caro para instalar, exige mão de obra especializada pela falta de flexibilidade do cabo e usa uma topologia de barramento, que está propensa a congestionamentos. Porque nessa topologia todos os computadores da rede são conectados a um cabo principal, quando um computador da rede se comunica, todos os outros esperam para poder falar, caso dois computadores se comuniquem ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e os pacotes precisam ser retransmitidos. Logo, em redes maiores isso se torna um problema, pois um computador sempre precisa esperar o outro para poder se comunicar, que provoca atrasos no envio de pacotes.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário