Nas duas últimas décadas, a sociedade evoluiu muito devido as tecnologias e isso trouxe muitas mudanças na comunicação e interação entre as pessoas, a distância já não é mais uma barreira e isso conectou a sociedade em uma grande rede de informação. A assim, palavras como instagram, facebook, whatsapp, email, etc. São palavras que começamos a usar cada vez mais, as famosas redes sociais que praticamente todos estão.
E essas mudanças foram enormes e significativas no processo de ensino e aprendizagem, isso aconteceu devido a “Revolução tecnológica”, que vem transformando os hábitos e comportamentos da sociedade, principalmente das crianças e jovens. Hoje crianças de um ano e meio já manuseiam smartphones para assistir desenho como se fosse natural. Esse contato com os recursos tecnológicos começa cada vez mais cedo, com eles os chamados de “nativos digitais” geração que nasceu e cresceu com recursos tecnológicos, como celulares, tablets e games.
Com esta realidade, as instituições de ensino precisaram incluir a tecnologia no ensino, já que os novos estudantes são mais dinâmicos, críticos e conectados a uma rede enorme de informação. Uma vez que as crianças e jovens conhecem o mundo com a tecnologia presente no dia a dia e de fácil acesso, não utilizar isso no aprendizado é quase impossível e um desperdício de potencial, afinal a educação precisa ter relação com a vida do estudante. Mas isso precisa ser planejado, porque, não é um processo fácil e pode trazer desafios.
Utilizando a tecnologia no ensino podem trazer atividades mais dinâmicas, aproximação entre alunos e professores, estímulo à curiosidade, comunicação direto, experiências diferenciadas e conexão dos estudantes com o mundo, e isso são apenas alguns dos benefícios que a tecnologia no ensino pode oferecer aos estudantes do século XXI.
E a tecnologia também pode ser utilizada para melhorar a gestão de uma instituição de ensino, utilizando de softwares desenvolvidos especialmente para otimizar tarefas comuns do dia a dia escolar, como atividades administrativas, financeiras e de secretaria, com isso tendo mais tempo para se dedicarem à educação dos alunos.
Outro termo que vem sendo discutido, é a educação 4.0, que começou após a 4ª Revolução industrial que por sua vez reestruturou toda a sociedade. Após isso ficou claro que apenas aulas expositivas, o modelo de ensino tradicional está ficando defasado. Assim, aliar a tecnologia na educação ajuda a aumentar a qualidade do aprendizado. Dessa forma, a educação 4.0 é uma maneira de aproximar as inovações das instituições de ensino e dos estudantes, utilizando os recursos e soluções tecnológicos que permitem facilitar o contato com os alunos, o que serve para orientar e tratar o estudante de forma dinâmica e otimizar o aprendizado.
Quando dizemos que a informação está mais acessível, podemos usar como exemplo as bibliotecas digitais, que também são tendências educacionais, que são uma ótima ferramenta na palma da mão, sem a necessidade de dificuldade de ir a uma biblioteca física procurar e emprestar um livro.
Então concluímos que, alunos e tecnologia precisam ser uma dupla inseparável, já que os alunos têm acesso a toda essa tecnologia e informação é necessário que as escolas tenham um novo posicionamento para usar esse potencial de aprendizado, de outra forma podem acabar sofrendo alguns impactos, como por exemplo, a perda de alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário